debora

Thursday, October 26, 2006

ECS 6

Weber é um dos pensadores que conheci até então que me fizeram refletir sobre minha vida.
Quantas dominações vivemos e praticamos em nosso dia-a-dia. "Quantos dominantes nos dominam."
Acredito que em minha escola, assim como em tantas, vivemos situações que lembram as três dominações citadas já aqui neste blog.
Começamos a analisar pelo fato de seguirmos leis e regras, como a LDB. Podem ser modificadas, mas de qualquer forma estamos submetidos a elas. Depois vem a forma como está organizada nossa escola: Temos a secretaria de educação e a diretora, na qual nós professores somos "dominados". São como líderes, onde temos respeito e assim seguimos muitas de suas orientações.
A comunidade escolar é de maioria católica, segue tradições familiares onde tem a família como princípio.
Nós professores estamos caminhando juntos com nossos alunos, mas de certa forma estamos também acima deles. Não os dominamos, mas somos exemplos de líderes para eles.
E assim vai acontecendo a nossa história, somos sujeitos de um mundo de dominação. Encontramos valores e infelizmente pessoas que usam seu estado de dominantes para provocarem divisões e injustiças sociais.
O lado bom é que nós professores somos considerados alguém muito importante para nossos alunos... pelo menos é o que eu tento e acredito!
Tenho visitado vários blogs, conhecido pensadores e muita coisa nova, muito pensamento novo, na qual tenho construído minhas concepções de mundo.

5 Comments:

At 8:30 PM, Blogger Kátia Diehl. said...

Oi Débora !
Linda produção textual !
Teu blog está muito simpático e tranqüilo !
Beijos !
Kátia Diehl - Pólo Alvorada

 
At 6:14 AM, Blogger Fabiana Sparremberger said...

olá Debora, li o seu texto e gostei muito percebi que nós tivemos a mesma impressão que bom !!!para´bêns pelo seu blog está lindo!!!

 
At 2:25 PM, Blogger lisiwalter said...

Oi colega!
Li o teu texto e também acho que nós professores temps que ser respeitados por nossos alunos pelo carisma e não pelo abuso do poder, mas infelizmente nem sempre é assim que acontece, né? Um abraço!
Lisi Walter-São Leopoldo

 
At 7:38 PM, Blogger Marlene said...

Olá colega!
Concordo contigo, nós professores sofremos e exercemos no nosso dia a dia os três tipos de dominação colocados por Weber. Procuro também ser carismática na relação com meus alunos, pois acredito que nela conseguiremos obter uma cumplicidade que ajudaria no processo ensino-aprendizagem.
´Beijos,
Marlene - Pólo de Alvorada.
Visite o meu blog, estarei te aguardando.

 
At 2:51 PM, Blogger Mara said...

Debora: É muito bom sentir tua presença no texto. Sugiro que desenvolvas a afirmação que destacaste:"Quantos dominantes nos dominam." Profª Mara N Silva

 

Post a Comment

<< Home