debora

Wednesday, September 27, 2006

Eu-professora-mundo

Estou aqui para falar um pouco de mim, de quem sou eu e o que faço.
Sou a Débora Boff Scheffer, tenho 22 anos, solteira (por enquanto). Me considero uma pessoa um tanto organizada em minhas atividades, gosto de passear e de estar junto de pessoas a quem sinto carinho. Minha família, meu noivo, meus amigos, fazem de mim uma pessoa muito feliz. Moro no Lajeadinho, uma comunidade pequena e acolhedora.
Estudei Magistério, fiz meu estágio com uma 4ª série e minha experiência foi muito gratificante, pois é bom ensinar e perceber que aprendemos quando ensinamos. O que me afastou da escola foi a falta de oportunidade.
Atualmente não estou em uma sala de aula, no entanto meu objetivo sempre foi voltar para a escola.
Ser professora foi uma escolha pensada, uma decisão que considerava uma escolha não só profissional mas uma forma de crescimento pessoal.
Nos dias de hoje, acredito que ser um educador é um desafio muito grande pois como diz Paulo Freire: "O mundo não é. O mundo está sendo".
Gostaria de estar em uma sala de aula para ousar, buscar conhecimento sempre e principalmente o que há de novo e atraente. Poderá ser uma tarefa desafiadora, mas com certeza uma experiência construtiva e de bons resultados.
Uma forma de ensino que já tive experiência foi a interdisciplina, ela rendeu bons frutos. Enriquece o ato de ensinar-aprender.
Gosto do que é novo, do que vejo resultados bons. Como disse um dia minha mãe: "Educar não é uma tarefa fácil, mas quando reconhecemos a semente que plantamos pelos bons frutos que a sociedade colhe, é gratificante."
Sei que hoje, assumindo este desafio de estudar a distância, esta busca do desconhecido nos faz sentirmos um certo "medinho", pois as vezes o diferente assusta a nossa acomodação.
Minha vontade é estar dentro de uma escola, para poder conhecer os meus medos enquanto professora e fazer deles uma ponte para uma grande construção.
No curso que escolhi, a Pedagogia, tenho muita vontade de ser diferente, de adquirir mais conhecimento e ser um pouquinho diferente enquanto professora.
Quero aprender a ousar cada vez mais como educadora... e disposição não é o que me falta.

Tuesday, September 12, 2006


Reflexão sobre o tempo

Nos dias de hoje é necessário organização. Sempre me considerei uma pessoa organizada, porém ao refletir sobre minha falta de tempo e ao colocar “tempos” para as minhas atividades percebi o quanto é difícil organizar tudo. É necessário que se tenha objetivos para cada atividade do dia-a-dia, fazendo com que cada uma se concretize com a atenção que merece.