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Wednesday, December 27, 2006

ECS 11

Desde muito tempo a escola se constitui de um modelo desigual, onde a diferença entre educação pública e educação particular tem suas diferenças. A educação tinha características que dividia a sociedade
A educação brasileira, assim como as políticas que a regem, desde muito tempo vem passando por inúmeras dificuldades.
Os períodos de desenvolvimento, se assim podem ser considerados, são exemplos de luta contra ou a favor desta dualidade.
Acredito que o período que mais marcou foi o que visou à democratização do ensino e da permanência das crianças desfavorecidas na escola.
Paulo freire foi um lutador em favor da construção de uma “nova escola”. Lutou por este modelo democrático, que valorizava as individualidades e que visasse uma educação mais popular, com mais oportunidades, independente de classe, idade...
Atualmente, mesmo após muitas lutas a escola pública ainda encontra muitas dificuldades em sua articulação.
Nas cidades menores não é muito notável, mas infelizmente a realidade dos grandes centros é outra.
A escola particular se apresenta de forma mais estruturada, com alunos ditos “melhores”; e a pública por sua vez um modelo defasado.
Mas aí surge o progresso e as vantagens que a escola pública vem tendo. A maior quantidade de alunos é encontrada na rede pública, e então do meu ponto de vista como professor, vejo uma enorme riqueza nesta rede.
Mas e os professores, onde e como estão em meio a tantos alunos. O que se faz em torno de suas formações?
Hoje no Brasil ainda são muitos os professores com condições precárias de exercerem o papel de educadores, no sentido de não estarem preparados para tal função.
As políticas implementadas sobre este processo educativo, nunca foram tão claras como em dias atuais, mas nada melhor que isso, pois a escola funciona a partir delas.
Hoje vimos à democratização do ensino de uma forma mais ampla. Muitos são os projetos para maior acesso a escola.
É possível observar em nível estadual, federal e municipal, várias propostas para garantir o acesso à escola, ainda mais uma educação que garanta a permanência na sociedade com uma educação profissional.
Programas são postos em prática, e hoje cursar uma faculdade vai se tornando a realização de um sonho para muitos.
Aí começamos a falar da qualidade de ensino, onde fica?
As políticas implementadas em favor da educação não bastam só para “encher” as escolas, mas os governos precisam investir também na qualidade de ensino.
Quem sabe se os professores participassem mais da distribuição de fundos para a educação, poderíamos melhorar a situação de nossas escolas.
A formação de professores é um passo nesta caminhada para ema educação de qualidade.

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