debora

Saturday, December 09, 2006

ECS 10

Muitas são as falas de Paulo freire e muitas as reflexões de professores em torno de uma causa que ele abraçou: a educação.
Desde o Magistério fui uma pessoa muito simpatizante dele, pois via que para sermos educadores de verdade, deveríamos nos basear em muitas das suas teorias.
O livro “Pedagogia da Autonomia” deixa claro os saberes docentes para uma carreira profissional mais completa e sobretudo melhor.
Depois das reflexões destes pensamentos, posso acreditar mais ainda que “ensinar exige reflexão crítica sobre a prática...” (Paulo Freire); pois como li na wikistória a Ufrgs é uma novidade para nós, porém nossa caminhada não inicia-se aqui, mas há algum tempo atrás desde que iniciamos nossa carreira de “ser professor”.
Como Freire afirma somos aprendizes de educador sempre. Fazemos parte de uma formação contínua e inacabada. Por mais que se insista em afirmar que alguns são capazes de prescrever receitas de sucesso docente, nossa prática não é perfeição, é flexível, aberta a construção/reconstrução sempre. Ao pensar criticamente a prática de ontem ou a de hoje é que se pode melhorar a próxima.
Assim acredito que esta construção coletiva de uma história de “ser professor”, faz com que nós professores possamos crescer ainda mais em nossa “missão” como educadores, pois assim podemos ver experiências e rever nossa própria caminhada.
Nos assumirmos como seres imperfeitos é necessário, para que saibamos aperfeiçoar sempre.

2 Comments:

At 4:47 PM, Blogger Stela said...

Parabéns Débora, tuas reflexões estão muito claras. Teu blog está cada vez mais lindo.
Abraço Stela

 
At 4:24 PM, Blogger Mara said...

Debora:A caminhada da qual falas é muito anterior inclusive ao inicio da "carreira". Ela é processo construído e construinte. Continua tuas intervenções na wikistoria e parabéns pelas reflexões. Profª Mara N Silva

 

Post a Comment

<< Home