ECS 10
Falar de Paulo Freire é sempre um motivo de reflexão sobre nossa prática e vontade de sermos educadores melhores a cada dia.
Não é tarefa assim tão simples avaliar nossa prática, porém, atividade que renderia bons resultados se feitos constantemente. Avaliar o que estamos fazendo não é só encontrar falhas, mas poder observar que no nosso trabalho também existe
Falar de Paulo Freire é sempre um motivo de reflexão sobre nossa prática e vontade de sermos educadores melhores a cada dia.
Não é tarefa assim tão simples avaliar nossa prática, porém, atividade que renderia bons resultados se feitos constantemente. Avaliar o que estamos fazendo não é só encontrar falhas, mas poder observar que no nosso trabalho também existe
muita coisa produtiva no que realizamos.
Hoje em dia, muitos são os debates em torno da educação nas escolas, em torno do nosso “Ser professor, ser professora”.
Lendo o livro Pedagogia da Autonomia, conhecendo um pouco do que pensou e fez Paulo Freire e poder compartilhar experiências com colegas numa rede tão ampla como a Internet foi experiência de muito crescimento para minha prática enquanto professora.
Ser professor não se resume no simples ato de transmitir conhecimento ou cumprir uma carga horária, mas abrange uma vida profissional muito humana,
Hoje em dia, muitos são os debates em torno da educação nas escolas, em torno do nosso “Ser professor, ser professora”.
Lendo o livro Pedagogia da Autonomia, conhecendo um pouco do que pensou e fez Paulo Freire e poder compartilhar experiências com colegas numa rede tão ampla como a Internet foi experiência de muito crescimento para minha prática enquanto professora.
Ser professor não se resume no simples ato de transmitir conhecimento ou cumprir uma carga horária, mas abrange uma vida profissional muito humana,
que mexe com valores e que também os constrói.
Diz Freire que “ensinar é uma especificidade humana”,
Diz Freire que “ensinar é uma especificidade humana”,
sendo assim resumimos toda a nossa docência.
Esperança, alegria, generosidade foram comentários de muitos professores. Educação especial, alfabetização ou o simples fato de falar em educação foi demonstrado por todos os participantes de uma forma bonita de ser lida.
Comprometimento com a educação foi uma característica notável em todos os depoimentos.
O mais importante é que por fim, fomos barrados com uma sala cujo nome “lição de casa” nos trouxe inquietação. Lá a teoria foi o ponto de partida, mas ninguém saia de lá sem um propósito a mais para suas atividades de professor.
E foi assim que Paulo Freire falava em suas obras; avaliar a prática e, sobretudo ter criticidade sobre tal e assim correr o risco de aceitar o novo e crescer
Esperança, alegria, generosidade foram comentários de muitos professores. Educação especial, alfabetização ou o simples fato de falar em educação foi demonstrado por todos os participantes de uma forma bonita de ser lida.
Comprometimento com a educação foi uma característica notável em todos os depoimentos.
O mais importante é que por fim, fomos barrados com uma sala cujo nome “lição de casa” nos trouxe inquietação. Lá a teoria foi o ponto de partida, mas ninguém saia de lá sem um propósito a mais para suas atividades de professor.
E foi assim que Paulo Freire falava em suas obras; avaliar a prática e, sobretudo ter criticidade sobre tal e assim correr o risco de aceitar o novo e crescer
profissionalmente e pessoalmente com ele.
Ainda assim acredito que o que resume nosso trabalho é acreditar como Freire que “ensinar exige a convicção de que a mudança é possível...”,
Ainda assim acredito que o que resume nosso trabalho é acreditar como Freire que “ensinar exige a convicção de que a mudança é possível...”,
pois pensando assim é que somos movidos na vida.
Acreditar na mudança é um modo de sonhar e acreditar que uma educação de qualidade existe, basta querer que ela aconteça.
Acreditar na mudança é um modo de sonhar e acreditar que uma educação de qualidade existe, basta querer que ela aconteça.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home