debora

Monday, October 30, 2006

ECS 7

O texto segue relacionando dois homens com o nome de “Karl Heinrich Marx” e “Friedrich Engels”.
Karl Marx nasceu em 5 de maio de 1818, na Alemanha, em uma família de classe média. Seus pais tinham ascendência judaica, mas tiveram que se converter ao cristianismo em função de restrições impostas à presença de judeus no serviço público.
Ele é considerado um dos fundadores da Sociologia, a ciência que estuda as sociedades humanas e os processos que interligam os indivíduos. Saiba um pouco mais sobre Sociologia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociologia .
Teve influência também na filosofia, economia e história. Participou como intelectual e como revolucionário no movimento operário, onde operários reivindicavam seus direitos.
Durante grande parte de sua vida adulta, sustentou-se com artigos que publicava em jornais alemães e americanos e por diversos auxílios financeiros de seu amigo Friedrich Engels.
Veio para inverter a ordem do “Absoluto” (estado, idéias), e coloca a produção como base para a sociedade.
Para Marx o capitalismo é que produz as desigualdades sociais, provocado pelas perdas dos meios de produção (ferramentas, terras, fábricas). No capitalismo ele considera a mão-de-obra uma mercadoria, na qual o trabalhador troca por dinheiro.
Ele se assemelha a Paulo Freire quando diz que “o conhecimento se dá na reflexão crítica das ações, buscando a transformação”.
Ele diz que as relações de produção é que determinam as classes sociais, e que não existe neutralidade, todo ato é político.
Debatia suas concepções e era criticado por muitos, por exemplo, “Popper” o considerava como não-científico. Suas críticas começaram desde a publicação de suas primeiras obras.
O comunismo tinha como tendência a luta das classes pela coletivação dos meios de produção. Saiba mais sobre o comunismo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunismo .
A partir das concepções de Marx formou-se o marxismo, que é o conjunto de idéias filosóficas, econômicas, políticas e sociais. Interpreta a vida social conforme a dinâmica da luta de classes. No link seguinte você encontra uma melhor análise do marxismo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Marxismo .
Quer conhecer um pouco mais de Marx?
http://www.culturabrasil.org/marx.htm .

Friedrich Engels nasceu em 28 de novembro de 1820. Era filho de um rico industrial e é o principal colaborador de Karl Marx na elaboração do materialismo histórico, que pretende a explicação da história das sociedades humanas, em todas as épocas, através dos fatos materiais, essencialmente econômicos e técnicos.
Na observação da miséria em que viviam os trabalhadores, abre idéias de esquerda e aí se aproxima de Marx.
Engels desempenhou papel de destaque na elaboração da doutrina comunista. Soube analisar a sociedade com eficiência.
Muitos dos pensamentos de Marx fechavam com os de Engels, assim tinham laços de amizade e cumplicidade.
Engels seguiu mais ainda o marxismo depois que Marx faleceu, em 14 de março de 1883. Chegou a declamar algumas palavras que expressavam sua admiração por Marx:
“Marx, era antes de tudo, um revolucionário. Foi o homem mais odiado e caluniado de seu tempo, mas morreu amado, reverenciado. A luta contra a sociedade capitalista era seu elemento”.

1 Comments:

At 3:04 PM, Blogger Mara said...

Debora: As fontes consultadas para a elaboração do teu texto devem vir no final do trabalho. Ao juntar vários recortes de um texto é preciso cuidar para que o mesmo não perca o sentido. Observa:"Veio para inverter a ordem do “Absoluto” (estado, idéias), e coloca a produção como base para a sociedade". Esta frase está solta no texto e seus termos necessitam explicação. Profª Mara N Silva

 

Post a Comment

<< Home